A Rede
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A Rede

DROGARIAS FARMAGNUS

A REDE COM DNA FARMACÊUTICO

É evidente o acirramento do mercado farmacêutico nos últimos anos. Com o crescimento e a invasão das grandes redes corporativas, muitas farmácias de pequeno e médio porte tem apresentado dificuldade para se manterem no mercado, ou numa situação mais cômoda, se mantém, mas com a diminuição do resultado, diminuição da lucratividade e demissões. Um cenário que no início dos anos 2000 parecia provisório tornou-se claramente definitivo. As redes de descontos, que pareciam ser passageiras não deixam de se proliferar.

 

E afinal, o que fazer neste novo cenário que se apresenta em Santa Catarina? A ordem é se diferenciar. Neste sentido surge em novembro de 2011 a Rede de Drogarias Farmagnus, uma franquia diferente, moderna, adequada ao padrão médio das farmácias em Santa Catarina.

 

De início, pode parecer ser apenas mais uma rede associativista ou de franquia, mas, conhecendo nosso projeto fica muito evidente a diferença e clara a intenção de prestar serviços farmacêuticos com qualidade, responsabilidade e ética. O caminho mais longo, mas permanente dentro da realidade atual.

A DIFERENÇA

Nas palavras afinadas de seus sócios fica claro o objetivo principal, não ser a maior, mas sim a melhor rede de Santa Catarina, ter os franqueados mais satisfeitos e reinvestir o tempo todo no nosso cliente: O Franqueado. Está sendo assim na escolha dos itens do tabloide que tem agradado a clientes e franqueados, no bom relacionamento com os fornecedores e nas campanhas, produtos e ideias que vão balizar o encaminhamento do projeto.

 

As Drogarias Farmagnus hoje já possuem linhas exclusivas, Cartão Crediário Próprio, Cartão Convênio, Cartão de Vantagens válido em todas as Drogarias Farmagnus, negociações exclusivas e em bloco, proporcionando economia e competitividade as farmácias, Ciclos de Atualizações Regionais, possibilitando atualização dos franqueados próximo de suas cidades, agência de publicidade, escritório central com foco na prestação de serviço ao franqueado, consultoria para as farmácias entre outras inúmeras vantagens.

 

Outro diferencial muito percebido pelos fornecedores tem sido a busca de farmácias idôneas, em todos os sentidos buscando ser uma rede que satisfaça a todos os elementos envolvidos no negócio Farmácia, do cliente ao laboratório farmacêutico.

A ESCOLHA DO NOME E MARCA

Após inúmeras consultas e opinião de algumas agências de publicidade, surge um nome de consenso, Farmagnus. Magnus, transliterado de magno serviu de cognome a inúmeros líderes na história, como Carlos Magnus ou Ludus Magnus, lembra Magnífico, magnânimo, magnetismo e na física o Efeito Magnus, que explica parte do logo atual. O logo mostra um coração estilizado em movimento Magnus e a cruz em branco própria da área da saúde. O resultado da combinação de cores e logotipia foi muito bem aceito por farmacêuticos e proprietários de farmácia e na hora da aplicação do mesmo nas farmácias o resultado ficou excelente.

PALAVRA DA DIREÇÃO

O mercado de Farmácias e Drogarias tem sofrido com grande mudanças nas estratégias de mercado dos grandes concorrentes. Um estudo detalhado da atividade empresarial deste segmento mostra claramente seus fatores de sucesso, seus pontos fortes e frágeis e suas dificuldades. Mesmo assim não é uma ciência exata, em muitos casos a vontade, disposição, experiência e dedicação do empresário do ramo pode vencer a falta de um grande ponto, uma sala espaçosa ou ainda o poder de negociação. Relatórios e controles muitas vezes não substituem o conhecimento de mercado dos bons empresários do setor.

 

A improvisação faz parte do dia a dia de qualquer negócio varejista. Tomadas de decisão rápidas, visões estratégicas e entendimento do mercado podem ser cruciais para a melhoria da venda e do negócio em si. Nesta hora que encontramos uma das grandes barreiras no negócio farmácia: empresários de farmácias e drogarias independentes ou farmacêuticos-empresários é um solitário, carente de informações técnicas, de treinamentos, de conhecimento de gestão empresarial e principalmente de planejamento estratégico, temerário quanto ao crescimento das redes, sente-se indefeso perante a força do concorrente. Acredita no seu negócio e que as condições de melhoria estão prestes a acontecer mas muitas vezes não vai ao encontro delas acreditando nas lendas urbanas que caracterizam as franquias como péssimo negócio.

 

As médias de vendas das Drogarias independentes normalmente são menores do que as franquias e ambas menores do que as Redes corporativas. Dentre os números das franquias saltam aos olhos o resultado positivo das farmácias franqueadas independente da Rede que realmente abraçaram a causa, vestiram a camisa e não se apegaram a um nome ou símbolo do passado. Estas sim, chegando a um número próximo a das grandes redes.

 

Dentre todos os quesitos que constituem a lógica do negócio, a visão empresarial e mercadológica do empresário é, sem dúvida, a mola propulsora do resultado da farmácia. Administrações amadoras tem perdido lugar no mercado, que mesmo com muita vontade e determinação acabam trocando os pés pelas mãos pela falta de conhecimento. A criatividade e inovação tem feito a diferença nas empresas transformando-se num ponto fora da curva no mercado atual.

 

Inúmeros fatores externos e internos interferem diretamente nos negócios. Estar preparado para interpretar os sinais do mercado tomando decisões antecipadamente é estar a frente dos concorrentes.

 

Cita-se a seguir situações que a participação numa rede pode facilitar e muito a vida do empresário do ramo:

 

• Acesso aos PBM´s(Pharmacy Benefits Manager) de maneira muito mais rápida e facilitada;

• Melhor condição comercial e maior competitividade em Preço;

•  Marketing;

•  Processo de Gestão de Descontos e programas de fidelidade;

•  Acesso a Informação;

•  Treinamentos;

•  Negociações de itens de escritório e consumo;

•  Facilidade em perceber, acompanhar e copiar as inovações e as ações de marketing praticadas com sucesso;

•  Exploração da imagem da farmácia/drogaria junto à comunidade local, através de campanhas preventivas, tais como: diabetes, colesterol, pressão arterial, etc.

•  Sentir-se grande.

 

Não é mais opção. Hoje as farmácias independentes sofrem demais. Não conseguem fazer um tabloide competitivo sem gastar uma fortuna, não conseguem negociações diferenciadas salvo eventualmente e, saem da cabeça das pessoas na medida em que redes ou franquias começam a atuar no mesmo mercado. O que realmente impede as farmácias de aderirem uma bandeira hoje realmente é exclusivamente as lendas urbanas de uma época que não existe mais.

DIRETORES

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CRF/SC 3093

Giancarlo Geremias

Diretor de Mercado e Marketing
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CRF/SC 10147

Angelo Tadeu Noldin

Diretor de Mercado e Franquias
Missão

A FARMAGNUS tem como missão unir o mercado de farmácias, fornecedores e indústria com foco no crescimento sustentável de suas unidades. Treinar e dar suporte de gestão para as drogarias franqueadas e manter negócios duradouros.

Visão

Ser a melhor rede de farmácias de Santa Catarina, referência e alcançar excelência em gestão de franquias. E a propulsora do desenvolvimento de farmácias independentes com qualidade, ética e inovação reconhecida por seus franqueados, fornecedores e clientes.

Valores

Nossos principais valores são a humildade, dedicação, profissionalismo, compromisso e confiança. Reconhecer e respeitar o franqueado com ética, transparência e sabedoria, além de contribuir na representatividade, credibilidade, responsabilidade social e ambiental sendo o suporte para o desenvolvimento econômico de todos.

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